terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Dicas saudáveis para começar bem 2011


Após as festas de fim de ano, onde você comeu todas as delícias da ceia, brindou e bebeu com sua família e amigos, é hora da virada, comece 2011 com força total.

Basta você querer para voltar a ter uma alimentação balanceada, reduzindo um pouco as quantidades e praticando exercícios físicos para gastar as calorias adquiridas.

Evite tudo que é rico em gordura, como as frituras (batata frita, preparações à milanesa, salgados fritos, pastéis, etc), os industrializados em excesso, preparações ricas em gordura (feijoada, churrascada, maionese, etc.)Estes alimentos além de serem muito calóricos, possuem muita gordura, que se consumida em excesso transforma-se em gordura, ou seja, aquela barriguinha indesejada, que não é nada saudável e nem bonita esteticamente falando.

As comidas, mesmo as consideradas saudáveis, quando consumidas com exagero e sem controle, são prejudiciais e podem trazer problemas com o peso. Importante não se privar de nada, mas tem que impor um limite e saber o que é saudável e o que não é.
Prefira: vegetais,frutas, carnes magras, grelhados, queijos brancos, leite desnatado, iogurte natural com granola ou avéia, chá verde ou branco.

A água é fundamental sempre, mas principalmente nesta época do ano (verão), onde transpira-se muito, eliminando muito líquido. Beber água repõe os líquidos perdidos e hidrata o organismo. Lembre-se que sentir sede já é um sinal indicando que seu corpo precisa de água, portanto, beba água sem sentir sede. Beba no mínimo 2 litros de água, para repor o líquido eliminado.

A prioridade é eliminar mais caloria do que se ganha. Os exercícios aeróbios são uma excelente maneira de perder peso e, aliando com uma boa educação alimentar, a saúde agradece e o peso não será mais problema.

Que em 2011 todos os objetivos traçados sejam alcançados.


Escrito por: Vanuza de Freitas - Nutricionista CRN1

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Informações nutricionais disponíveis em redes de lanchonetes e restaurantes


Várias redes de lanchonetes e restaurantes de todo Brasil vão disponibilizar informações nutricionais sobre produtos alimentícios que comercializam. A ação é resultado de termo de ajustamento de conduta firmado, no começo de dezembro, entre a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o Ministério Público Federal de Minas Gerais e a Associação Nacional de Restaurantes (ANR).

"Com as informações referentes aos teores de nutrientes dos alimentos em mãos, esperamos que os consumidores realizem escolhas mais saudáveis”, afirma a gerente de Produtos Especiais da Anvisa, Antônia Aquino. As empresas que assinaram o termo de ajustamento de conduta têm o prazo de 180 dias para cumprirem o acordo.

Conforme o pactuado, as informações obrigatórias serão: valor energético, carboidratos, proteínas, gorduras totais, gorduras saturadas, gorduras trans, fibra alimentar e sódio. Esses dados deverão ser estruturados em forma de tabela vertical ou horizontal, de acordo com a RDC 360/03 da Agência.

“Se o espaço na embalagem não for suficiente, ou quando o alimento for comercializado sem a embalagem, ou ainda quando uma embalagem não atender a um único produto, os estabelecimentos devem utilizar quadros, cartazes afixados em local visível, cardápios próprios, folderes ou outras formas”, explica Antônia. A informação nutricional deve ser sempre legível e acessível aos consumidores. Caso a empresa possua sítio eletrônico, as informações nutricionais também deverão ser disponibilizadas na internet.

A medida está alinhada com as recomendações da Estratégia Global para a Alimentação Saudável, Atividade Física e Saúde, da Organização Mundial de Saúde (OMS), e com as diretrizes da Política Nacional de Alimentação e Nutrição, do Ministério da Saúde. A rotulagem nutricional é citada no documento da Estratégia Global como um meio e direito dos consumidores de receber informações sobre a composição dos alimentos, a fim de orientar escolhas mais adequadas.



Texto extraído do site da ANVISA.

http://portal.anvisa.gov.br/wps/portal/anvisa/home/!ut/p/c5/04

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Novas recomendações da vitamina D e cálcio

Cálcio e vitamina D são dois nutrientes essenciais muito conhecido por seu papel na saúde óssea.

O Institute of Medicine publicou em 30/11/2010 novas recomendações para a ingestão de vitamina D e Cálcio.

Os novos valores de referência são baseados em informações de muito mais estudos e maior qualidade do que estavam disponíveis quando os valores para estes nutrientes foram inicialmente estabelecidos em 1997. A comissão avaliou mais de mil estudos e relatórios e ouviu depoimentos de cientistas e interessados, antes de fazerem suas conclusões.

http://www.iom.edu/Reports/2010/Dietary-Reference-Intakes-for-Calcium-and-Vitamin-D/Report-Brief.aspx

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Gota em Mulheres X Bebidas Adoçadas com Frutose

Um estudo de pesquisadores norte-americanos verificaram que o consumo de bebidas adoçadas com frutose aumentaram os riscos para o desenvolvimento da gota em mulheres.

Este estudo foi publicado em 10/11/2010 pela revista científica JAMA (The Journal Of the American Medical Association).

A patologia caracterizada pela hiperuricemia (elevação dos níveis de ácido úrico no sangue)chama-se GOTA, é uma artrite inflamatória.

Evidências sugerem que a gota está fortemente associada à síndrome metabólica, podendo levar ao infarto do miocárdio. Historicamente, vem sendo considerada uma doença do sexo masculino, mas evidências mostram o crescimento da incidência em mulheres idosas.

Embora bebidas açucaradas contenham baixos níveis de purinas (que é o precursor do ácido úrico), elas contêm grandes quantidades de frutose, que é o único carboidrato conhecido por aumentar os níveis de ácido úrico. A ingestão excessiva de frutose resulta em rápido aumento do ácido úrico sérico.

Os resultados fornecem evidências prospectivas que o consumo de refrigerantes e sucos de laranja adoçados com frutose está associado com risco aumentado da incidência de gota em mulheres. “Por isso, nossas descobertas têm implicações práticas para a prevenção de gota em mulheres". Concluem.

Mais detalhes: http://jama.ama-assn.org/content/304/20/2270.short

Escrito por: Vanuza de Freitas - Nutricionista.