sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Cafeína


A cafeína é um composto químico classificado como alcalóide (substância de caráter básico derivado de plantas que contêm, em sua fórmula, basicamente nitrogênio, oxigênio, hidrogênio e carbono) do grupo das xantinas (substância orgânica, azotada, existente no músculo, na urina, em vários órgãos e em algumas plantas).

É uma droga psicoativa (estimulante) que causa dependência e sua retirada causa síndrome de abstinência (dor de cabeça, nervosismo, ansiedade...). Trata-se de uma droga de uso legal cuja utilização deve ser moderada a fim de se evitar seus efeitos indesejados. Suas propriedades psicoativas podem ser utilizadas de forma benéfica como, por exemplo, aumentar a atenção e a concentração.

Em casos muito raros, overdoses de cafeína já foram fatais. A dose oral estimada para causar a morte, varia devido a fatores como o peso da pessoa, é de 5 a 10 gramas.

Conforme estimativas do governo, uma xícara de 225 ml de café moído contém de 60 a 120 miligramas de cafeína. Para Considerar uma dose fatal, você teria que beber pelo menos 42 xícaras em uma dada ocasião. Mas a cafeína é encontrada em quantidades maiores nas bebidas energéticas, em medicamentos e preparações de ervas.

Concentrações de cafeína no plasma sanguíneo acima de 15 miligramas por litro de sangue podem causar reações tóxicas, e overdoses de cafeína são uma causa relativamente comum de emergências de envenenamento, conforme dados da Associação Americana de Centros de Controle de Venenos , 2007.

Graças ao risco relativamente baixo que a cafeína oferece, bebidas e alimentos com esse ingrediente são vendidos sem restrição de local ou idade. Mas deve ser consumida com moderação. Café, chá, chocolate, refrigerante ( a base de cola), são exemplos de alimentos que contém cafeína em sua composição.

Texto original: C. CLAIRBORNE RAY - "NEW YORK TIMES"

Adaptado: Vanuza de Freitas