segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Óleo de alho poderoso antioxidante


Estudo realizado em 2010 pelo Departamento de Zoologia, Faculdade de Ciências da Universidade de Mansoura, no Egito, sugere que o óleo de alho tem um papel promissor no sentido de atenuar os efeitos induzidos pelos alimentos com conservante nitrito de sódio (NO2), que é um fixador de corante alimentar e conservante, que pode contribui para a carcinogênese, ou seja, formação do cancer.
O que explica esse achado é devido a alta propriedade antioxidante presente no alho.

São vários os estudos que mostram a eficiência do óleo de alho, ou até mesmo o alho amassado na proteção cardiovascular, ação antiinflamatória, na redução de pressão arterial.

O alho possui vitaminas A1, B2, B6 e C, aminoácidos, antioxidantes, sais minerais (ferro, silício, selênio e zinco), enzimas e diversos compostos biologicamente ativos, como a alicina.

O efeito nutracêutico (terapêutico) que mais se destaca no alho é o benefício cardiovascular que ele proporciona.

Principal componente do alho é a alicina, que inibe diversos passos enzimáticos da síntese hepática do colesterol. Para que o alho tenha efeito terapêutico, o ideal é o consumo na forma de óleo ou de extrato seco.


Fonte:
http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/20457208
Food Chem Toxicol. 2010 Jul;48(7):1980-5. Epub 2010 May 10. Garlic oil as a modulating agent for oxidative stress and neurotoxicity induced by sodium nitrite in male albino rats. Hassan HA, Hafez HS, Zeghebar FE.

http://www.hindawi.com/journals/jbb/2010/319059.html
J Biomed Biotechnol. 2010;2010:319059. Effects of garlic oil on the migration of neutrophil-like cell studied by using a chemotactic gradient Labchip. Shih PC, Kuo CH, Juang JY, Liu CH, Hsu L, Liu CT.

Escrito por Vanuza Freitas - Nutricionista.

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Mantendo-se em forma

Para início de conversa, se estiver acima do peso, deve-se pensar em uma alimentação equilibrada para perder peso e consequentemente a gordura localizada.

Pessoas magras não estão livres de apresentar uma barriguinha; se for o caso, devem manter uma alimentação saudável, evitando gorduras, frituras, doces e refrigerantes, que também provocam barriga. Devem evitar também pratos muito gordurosos, dando preferência às carnes magras e coma legumes, verduras e frutas.

Se o funcionamento de intestino anda devagar, aumente a ingestão de fibras e água (no mínimo 8 copos por dia).

O consumo de bebida alcoólica em excesso pode causar barriga. Você já viu pessoas que são magras, mas tem a barriga alta? Então, isso é efeito do excesso de bebida consumida. Um grama de álcool, que é calculado como um ml de álcool, contém 7 calorias.

Tenha uma refeição balanceada com uma boa combinação de proteínas, carboidratos e verduras. Sua fonte de proteínas deve ser do tamanho de um baralho de cartas, os carboidratos do tamanho de sua palma da mão e a maior parte das suas refeições devem ser compostas por verduras.

É preciso adquirir ou manter a prática de exercícios físicos regularmente. Isso deve fazer parte da rotina das pessoas. Praticar esporte, se exercitar é algo indispensável para uma vida saudável.

Pode não ser fácil nem rápido se adaptar a uma boa qualidade de vida.
Mas, vale a pena tentar!


Escrito por: Vanuza de Freitas - Nutricionista