quinta-feira, 24 de março de 2011

Amamentação e doação de leite materno

Este vídeo foi criado por uma colega de profissão, Odeth Oliveira, durante sua residência no HRAN (Hospital Regional da Asa Norte) em Brasília, onde, seu principal objetivo foi chamar a atenção de todos para uma prática simples, necessária e que salva vidas.



Ajude a divulgar a importância do Aleitamento Materno e da Doação de Leite Humano.


Fontes:
http://www.youtube.com/watch?v=dx_xkCVxeYI
http://odetholiveira.blogspot.com/2011/03/video-de-amamentacao-e-doacao-de-leite.html

Vanuza Freitas - Nutricionista

quinta-feira, 17 de março de 2011

ATEROSCLEROSE

As causas da aterosclerose



Usualmente, a aterosclerose não produz qualquer tipo de sintoma até que um estreitamento acentuado ou obstrução de uma ou mais artérias ocorra. À medida que a aterosclerose estreita a artéria, o órgão afetado pode deixar de receber sangue suficiente para oxigenar os seus tecidos.

O sintoma depende do órgão afetado pela obstrução da artéria. Assim, se as artérias acometidas são as que levam sangue para o cérebro, a pessoa poderá sofrer um acidente vascular cerebral (derrame); ou se são aquelas que levam sangue para as pernas, ela sentirá dor ao caminhar (claudicação intermitente), podendo chegar até à gangrena; no caso de obstrução nas artérias coronárias (vasos que levam sangue ao coração), o sintoma será dor no peito, o que caracteriza a "angina" ou o "infarto" do coração.

Cuide-se, tenha hábitos saudáveis, alimentação equilibrada, atividade física regular,
já é um bom começo...



Vanuza de Freitas - Nutricionista

terça-feira, 15 de março de 2011

Pêssego e sua carga nutricional


Pêssego tem baixo teor calórico, rico em fibras, importantes para o bom funcionamento do intestino. É fonte de minerais, como: fósforo, magnésio, manganês, cobre, iodo e ferro. Vitaminas A, C, D, em menores quantidades a vitamina B5 (Niacina) e o mineral Ferro.

O pêssego é indicado para qualquer tipo de dieta, principalmente por conter poucas calorias, porém é desaconselhável para pessoas de aparelho digestivo delicado.

O consumo desta fruta é bastante indicado para os pacientes cardíacos, sendo também um bom remédio contra a gota; no combate a prisão de ventre crônica e exercem uma ação favorável nas inflamações agudas dos rins.

Deve-se dar preferência aos de casca firme e não dura, na hora da compra. Para melhor conservação, eles devem ser guardados em geladeira.
O período de safra de pêssegos é de novembro a janeiro, quando são encontrados com ótima qualidade.
Escrito por: Vanuza Freitas - Nutricionista