domingo, 15 de agosto de 2010

Anemia Ferropriva


Resolvi falar um pouco sobre anemia ferropriva depois de ler uma matéria onde trazia relato de uma mulher de 42 anos, com fluxo menstrual intenso e tinha as taxas de hemoglobina diminuídas.

A anemia ferropriva, é um estado, no qual há redução da quantidade total de ferro corporal até a exaustão das reservas de ferro e o fornecimento de ferro é insuficiente para atingir as necessidades de diferentes tecidos, incluindo as necessidades para a formação de hemoglobina e dos glóbulos vermelhos. Esta situação refere-se à condição de fornecimento insuficiente de ferro, perda de sangue, má absorção ou defeito no transporte plasmático do ferro.

Os sintomas são pálpebras, mucosas, gengivas e lábios hipocorados, coloração pálida, força física diminuida, dificuldade em respiração, opressão ao menor esforço.

Indivíduos anênicos devem ter a ingestão aumentada de alimentos ricos em ferro, tais como:

Vísceras: Fígado, rim, moela e coração;
Carne bovina, aves, peixes e ovos;
Folhosos verde escuro;
Feijão, ervilha, lentilha, soja e grão-de-bico;
Aveia, açaí, uva passas, açúcar mascavo.

Lembrando que o ferro dos alimentos será melhor absorvido na presença do ácido ascórbico (vit. C), então a dica é, tomar suco ou ingerir a própria fruta juntamente com as refeições. Laranja, abacaxi, caju, acerola, morango, limão, tangerina, são exemplos de frutas ricas em vit. C.

Deve-se evitar a ingestão de alimentos ricos em ferro juntamente com alimentos ricos em cálcio, como o leite e derivados, pois o cálcio interfere na absorção do ferro.

O nutricionista é o profissional habilitado para prescrever uma dieta individualizada para suas necessidades metabólicas e manter ou melhorar a sua saúde através dos alimentos.
31/08 - DIA DO NUTRICIONISTA
Autora: Vanuza Freitas
Nutricionista

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Alimento " o combustível da vida "

Grande parte da população não se dá conta da importância da alimentação na manutenção e preservação da saúde. O alimento é o “combustível da vida”. É ele quem fornece os nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo. Atualmente se sabe, que os nutrientes são a única matéria-prima para nossa formação e renovação celular. Portanto, nossa alimentação é responsável pela nossa saúde como pelo desequilíbrio do nosso organismo, desencadeando a maioria das doenças crônicas que afetam a população, independente da sua faixa social, etária e cultural.

As doenças cardiovasculares são as principais causas de morbidade e mortalidade no Brasil e no mundo ocidental.
A redução dos níveis de colesterol sanguíneo já foi consagrada como uma intervenção eficaz para reduzir taxas de morbidade e mortalidade por doença arterial coronariana (DAC).

A prática de atividade física regular e alimentação adequada são importantes para se ter boa saúde e consequentemente diminuir as estatísticas em relação as doenças cardiovascular.

Dicas simples que podem fazer a diferença:
Substitua alimentos menos saudáveis pelos mais saudáveis.
Pão francês por integral
• Leite integral por desnatado
• Óleos de soja por azeite extra virgem
• Pizza de mussarela por de vegetais
Salgadinhos por castanhas
• Cereais açucarados por aveia
• Picanha por lombo
• Molho branco pelo molho de tomate
• Temperos industrializados por naturais ( alho, cebola, limão, salsinha...)
• Frango com pele por frango sem pele
Sucos artificiais por suco natural de uva ( contém resveratrol)
* Pipoca de microondas por pipoca de panela
Pequenas atitudes grandes diferenças!!!

Boa sorte

Autora: Vanuza Freitas
Nutricionista