domingo, 15 de agosto de 2010

Anemia Ferropriva


Resolvi falar um pouco sobre anemia ferropriva depois de ler uma matéria onde trazia relato de uma mulher de 42 anos, com fluxo menstrual intenso e tinha as taxas de hemoglobina diminuídas.

A anemia ferropriva, é um estado, no qual há redução da quantidade total de ferro corporal até a exaustão das reservas de ferro e o fornecimento de ferro é insuficiente para atingir as necessidades de diferentes tecidos, incluindo as necessidades para a formação de hemoglobina e dos glóbulos vermelhos. Esta situação refere-se à condição de fornecimento insuficiente de ferro, perda de sangue, má absorção ou defeito no transporte plasmático do ferro.

Os sintomas são pálpebras, mucosas, gengivas e lábios hipocorados, coloração pálida, força física diminuida, dificuldade em respiração, opressão ao menor esforço.

Indivíduos anênicos devem ter a ingestão aumentada de alimentos ricos em ferro, tais como:

Vísceras: Fígado, rim, moela e coração;
Carne bovina, aves, peixes e ovos;
Folhosos verde escuro;
Feijão, ervilha, lentilha, soja e grão-de-bico;
Aveia, açaí, uva passas, açúcar mascavo.

Lembrando que o ferro dos alimentos será melhor absorvido na presença do ácido ascórbico (vit. C), então a dica é, tomar suco ou ingerir a própria fruta juntamente com as refeições. Laranja, abacaxi, caju, acerola, morango, limão, tangerina, são exemplos de frutas ricas em vit. C.

Deve-se evitar a ingestão de alimentos ricos em ferro juntamente com alimentos ricos em cálcio, como o leite e derivados, pois o cálcio interfere na absorção do ferro.

O nutricionista é o profissional habilitado para prescrever uma dieta individualizada para suas necessidades metabólicas e manter ou melhorar a sua saúde através dos alimentos.
31/08 - DIA DO NUTRICIONISTA
Autora: Vanuza Freitas
Nutricionista

Nenhum comentário:

Postar um comentário