domingo, 3 de outubro de 2010

Probióticos


Muito se fala sobre probióticos, mas, ainda é um assunto que muitas pessoas possuem dúvidas.
Resolvi falar um pouquinhos neste assunto, porque foi tema de um curso que fiz esta semana.

Probióticos são microorganismos vivos que, se administrados em quantidades adequadas conferem benefícios à saúde do hospedeiro.

A microbiota intestinal é composta por cerca de 100 trilhões de bactérias, com média de 100 variedades, que participam da digestão, absorção e síntese de vitaminas do complexo B e vit. K. Estudos clínicos demonstram que os probióticos, além de ajudar nesses processos, também contribuem no aumento da resistência imunológica do organismo e protegem contra inúmeras doenças, inclusive alguns tipos de câncer.

A estabilidade da microbiota intestinal normal é fundamental para o bom funcionamento do sistema imunológico e para diversas funções metabólicas do organismo, porém diversos fatores podem alterar a composição da microbiota intestinal.

Uma microbiota intestinal desequilibrada (disbiose intestinal) apresenta destruição de vitaminas, inativação de enzimas, produção de toxinas cancerígenas, destruição da mucosa intestinal - levando a uma menor síntese e absorção de nutrientes. Este desequilíbrio pode ser causado dentre outros fatores por estresse, má digestão, dieta desequilibrada, uso abusivo de medicamentos e infecções intestinais.
A incorporação de alimentos ou suplementos probióticos na alimentação humana visa estimular o crescimento de determinados microorganismos benéficos para o organismo.

A simples presença de prisão de ventre crônica, gazes, cólicas e diarréias frequentes sugerem a necessidade de se verificar o equilíbrio da flora intestinal. Para isto o interessante é procurar um profissional habilitado, no caso de um Nutricionista ou médico especialista, para se fazer uma melhor avaliação do quadro.

Texto adaptado por: Vanuza Freitas - Nutricionista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário