terça-feira, 5 de outubro de 2010

Alimentos Termogênicos


O que você acha de comer para queimar calorias?

Não é magia e sim a propriedade de certos alimentos chamados de termogênicos.

Os alimentos termogênicos são aqueles que apresentam um maior nível de dificuldade em ser digeridos pelo organismo, fazendo com que esse consuma maior quantidade energia e caloria para realizar a digestão. Todos os alimentos gastam energia p/ serem digeridos, ou seja, têm a capacidade de aumentar a temperatura corporal e acelerar o metabolismo, aumentando a queima de gordura, porém existem alguns que se destacam mais que os outros, pois induzem o metabolismo a trabalhar com ritmo acelerado, gastando assim, mais calorias, sendo estes classificados como termogênicos.

Para tais alimentos atribui-se 10-15% do gasto energético total. Para a perda de peso, o ideal é praticar exercícios físicos além de alimentar-se melhor, pois a ingestão exagerada desses alimentos pode não ser tão gratificante como esperado. Os alimentos termogênicos devem ser consumidos com o acompanhamento de nutricionistas, que determinarão, segundo as características de cada indivíduo, a quantidade correta para serem ingeridos.

Segundo um estudo realizado na Universidade Federal do Rio de Janeiro, CARDOSO et al 2010, o exagero no consumo desses alimentos pode levar ao surgimento de sintomas como dor de cabeça, tontura, insônia e problemas gastrointestinais. Hipertensos e indivíduos com problemas cardíacos devem ter cuidados aumentados, pois alguns desses alimentos fazem o coração trabalhar mais rápido. Por causa da influência sobre o metabolismo, os termogênicos não devem ser ingeridos por quem sofre de problemas na tireóide.

Alimentos termogênicos de relevância:

Pimenta vermelha

Mostarda

Gengibre

Vinagre de maçã

Acelga

Aspargos

Couve

Brócolis

Laranja

Kiwi

Cafeína

Guaraná

Água gelada

Linhaça

Gorduras vegetais

Gorduras de coco

Produtos derivados de chocolate

Volto a ressaltar, alimentos termogênicos devem ser consumidos com o acompanhamento de nutricionistas, que determinarão, segundo as características de cada indivíduo, a quantidade correta para serem ingeridos.


Bibliografia

Bianco, A. C. Hormônios Tireóideos, UCPs e Termogênese. Arq Bras Endocrinol Metab.vol.44 no.4 São Paulo Aug. 2000.

Cardoso, J. et al. Uso de alimentos termogênicos no tratamento da obesidade. Universidade Federal do Rio de Janeiro. Jul. 2010.

2 comentários:

  1. Gostei deste artigo. Não sabia que os termogênicos tinham alguma contra indicação.

    ResponderExcluir
  2. Acima de tudo o importante é ingeri-los com moderação, pois o uso em excesso de alguns termogênicos podem trazer mais malefícios do que benefícios.

    Obrigada pela sua interação.

    Abraço

    Vanuza Freitas

    ResponderExcluir