quinta-feira, 21 de outubro de 2010

As propriedades da " Jaca"

Atendendo ao pedido do meu amigo Vitor Castro, que pediu para postar sobre as propriedades nutricionais da Jaca.

Nome científico: Artocarpus heterophyl
Presente em todas as regiões brasileiras é típico da nossa flora.

A jaca é rica em vitamina A, do complexo B, principalmente a vitamina B2 (Riboflavina) e vitamina B5 (Niacina), fibras e em sais minerais como cálcio, ferro e fósforo. O fruto é enorme - chega a pesar até 15 kg -, de forma ovalada ou arredondada, e nasce no tronco e nos galhos mais baixos da jaqueira. Cem gramas de Jaca fornecem 61 calorias.

Por possuir um alto teor de cálcio essa fruta é indicada, principalmente, na alimentação de crianças, por ajudar na formação de ossos e dentes. Consumida in natura possui boas quantidades de proteína e vitaminas. Sua polpa é um pouco indigesta, também pode ser consumida na forma de doce;- As sementes podem ser assadas ou cozidas, também são comestíveis;- Safra: janeiro a junho.


Escrito por: Vanuza Freitas
Fonte: Ministério da Saúde. Coordenação Geral da Política de Alimentação e Nutrição (CGPAN). Alimentos Regionais Brasileiros. Brasília: Ministério da Saúde. 2002.

FRANCO, G. Tabela de composição química dos alimentos. 9.ed. são Paulo: Atheneu, 1992

5 comentários:

  1. Boa Vanuza...
    Vou comer bastante jaca, essa ''jaca'' viu!!!

    Beijos e Obrigado.

    Assinado:
    Vitor Castro.

    ResponderExcluir
  2. Jaca é uma delícia eu gosto das duas, mole e dura mas prefiro a dura que é mais gostosa.
    Ah gostaria de saber se existe alguma diferença entre a mole e a dura e se as propriedades nutricionais exixtentes na jaca duara são as mesmas da mole existe alguma diferença a jaca dura tem mais propriedades que a jaca mole eo vice.-versa

    ResponderExcluir
  3. Jaca só me faz bem consumo pelo menos três vezes por semana é uma delícia e me revigora!

    ResponderExcluir
  4. Paulo junior - Carioca e Tricolor13 de agosto de 2012 às 21:51

    ..Eu faço suco de jaca com Água de coco, fica show.
    >
    Fiz uma vez uma batida de Jaca que levei para um churrasco e geral gostou.
    fiz a batida com a Jaca manteiga, adicionei Água de coco , um pouco de Leite de Moça ( só um pouco mesmo)e coloquei uma cachaça nota 10 ( Montanhesa Premium), bati tudo no liquidificador e depois foi só servir bem gelada.

    ResponderExcluir
  5. Sou vagana e faço diversos pratos com a jaca verde , aquela ainda pequena que não há nem caroço . Fica muito bom. Para prepará-la cozinho inteirinha na panela de pressão por aproximadamente 30 mim. Desta forma, gostaria de saber suas propriedades. Grata. Eliana Carrasco.

    ResponderExcluir