quinta-feira, 29 de julho de 2010

Necessidade de carboidrato no exercício físico


A energia utilizada em eventos esportivos é proporcional à intensidade e duração dos mesmos, além das individualidades de quem os pratica. Quanto maior a intensidade e/ou tempo de duração do treino ou competição, maior será a participação dos carboidratos, mesmo que a gordura seja utilizada pelo tempo que durar a atividade e a proteína colabore na manutenção da glicose sangüínea.

O consumo dos carboidratos depende da escolha acertada do mesmo. Os alimentos ou preparações de fácil consumo do ponto de vista operacional, devem ser de boa digestibilidade, evitando assim transtornos gástricos, mantendo a glicemia e maximizando os resultados do treinamento.

Para provas longas, os atletas devem consumir entre 7 e 8g de carboidrato por Kg de peso, ou de 30 a 60 gramas do mesmo, para cada hora de exercício, o que evita hipoglicemia, depleção de glicogênio e atrasa a fadiga. (Diretriz da Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte, 2003).

As bebidas com carboidratos simples e complexos são ótimas opções para serem ingeridas durante o treino, pois são práticas e de rápido esvaziamento gástrico. A maltodextrina é outra boa opção de carboidrato complexo para este momento.

Uma dieta deficiente em carboidratos reduz o desempenho nos exercícios intensos e de curta duração. Para melhorar a performance, os carboidratos são consumidos antes, durante e depois do exercício.
Fonte:
Portal Nutriessencial.

2 comentários:

  1. Oi linda, adorei essa materia de nutrição esportiva! Esta por dentro de tudo heim!
    bjuxx FRANCIELLE

    ResponderExcluir