sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Gota em Mulheres X Bebidas Adoçadas com Frutose

Um estudo de pesquisadores norte-americanos verificaram que o consumo de bebidas adoçadas com frutose aumentaram os riscos para o desenvolvimento da gota em mulheres.

Este estudo foi publicado em 10/11/2010 pela revista científica JAMA (The Journal Of the American Medical Association).

A patologia caracterizada pela hiperuricemia (elevação dos níveis de ácido úrico no sangue)chama-se GOTA, é uma artrite inflamatória.

Evidências sugerem que a gota está fortemente associada à síndrome metabólica, podendo levar ao infarto do miocárdio. Historicamente, vem sendo considerada uma doença do sexo masculino, mas evidências mostram o crescimento da incidência em mulheres idosas.

Embora bebidas açucaradas contenham baixos níveis de purinas (que é o precursor do ácido úrico), elas contêm grandes quantidades de frutose, que é o único carboidrato conhecido por aumentar os níveis de ácido úrico. A ingestão excessiva de frutose resulta em rápido aumento do ácido úrico sérico.

Os resultados fornecem evidências prospectivas que o consumo de refrigerantes e sucos de laranja adoçados com frutose está associado com risco aumentado da incidência de gota em mulheres. “Por isso, nossas descobertas têm implicações práticas para a prevenção de gota em mulheres". Concluem.

Mais detalhes: http://jama.ama-assn.org/content/304/20/2270.short

Escrito por: Vanuza de Freitas - Nutricionista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário