segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Sua alimentação é suficiente para suprir as necessidades nutricionais?




Partindo do princípio que as vitaminas e os minerais são micronutrientes vitais para a manutenção da homeostasia orgânica e prevenção de doenças, logo compreendemos como a alimentação adequada é importate para um indivíduo.

Os micronutrientes (vitaminas e minerais) devem ser obtidos por intermédio de alimentos e/ou suplementos em decorrência de não poderem ser produzidos pelo nosso organismo. São nutrientes essenciais e devem estar presentes na alimentação diária. O déficit pode provocar doenças ou disfunções e o excesso, intoxicações. Por isso, a dieta deve ser sempre equilibrada e variada.

Estudo da UNIFESP e USP concluíram que, o brasileiro ingere os nutrientes em quantidades menores que o recomendado, o que justifica o baixo consumo de frutas, verduras e grãos e o elevado consumo de calorias vazias, como as frituras, doces, refrigerantes.

Os resultados obtidos mostram também que o consumo de vitmina D é até seis vezes menos que o necessário para prevenção de doenças. O mesmo ocorre com a vitamina E, A, K, potássio e betacaroteno.

No Brasil a população, de forma geral, não possui uma alimentação adequada fazendo surgir uma necessidade adicional de nutrientes que não estão presentes na dieta habitual, o que evidencia a importância do uso de alimentos fortificados e/ou suplementos prescritos por um nutricionista ou outro profissional habilitado, respeitando sempre a individualidade bioquímica de cada indivíduo.

As deficiencias em muitos micronutrientes causam danos no DNA. várias dessas carências também podem causar morte mitocondrial, relacionada ao processo de oxidação e envelhecimento celular e estão associadas com uma série de doenças, tais como o câncer.

É importante lembrar que os suplementos multivitamínicos/minerais não substituem uma alimentação equilibrada, mas tem um papel efetivo no preenchimento das falhas nutricionais que dificultam o bem estar diário.

Se a alimentação for adequada, a saúde estará presente em todas as fases da vida.



Escrito por: Vanuza Freitas - Nutricionista

Fontes
Estudo Brazos. Ricos e Pobres se alimentam mal no Brasil. http://www.wyeth.com.br/br/noticiasinterna.asp?id=451

Suplementação Funcional Magistral: Dos nutrientes aos compostos bioativos. Valéria Paschoal et al. 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário