sexta-feira, 24 de junho de 2011

Minerais - Essenciais ao organismo





Minerais são substâncias inorgânicas necessárias à saúde equilibrada do corpo humano. Estão presentes nos tecidos corporais em pequenas quantidades. Aproximadamente quatro por cento do peso do nosso corpo são representados pelos minerais.

Estão presentes principalmente nos vegetais, cereais e alimentos de origem animal. Sua concentração é maior nos alimentos integrais.

Magnésio: Participa de várias reações enzimáticas, é essencial para a homeostase do nosso corpo, algumas de suas funções: Relaxante muscular, necessário para adequação do metabolismo do cálcio por meio de ação hormonal, ativação da bomba de sódio e potássio, com isso é importante para evitar as caibrãs, na saúde óssea. Fontes: vegetais folhas verdes, cereais integrais, castanhas, nozes, grão de bico, folha de coentro seca.

Cálcio: Participa da mineração ósseo, necessário para ativação de várias enzimas que hidrolisam polissacarideos, proteínas e fosfolipídios, na contração muscular.
Fontes: Leite e derivados, gergelim, soja, couve manteiga refogada, castanha,espinafre.

Zinco: É antioxidante, necessário para ativação de 300 enzimas, envolvido na reprodução do DNA, manutenção e integridade da membrana celular, importante para o sistema imunológico (funcionamento de linfócitos e fibroblastos).
fontes: Ostras(grelhadas ou assadas), carne vermelha, castanha de caju, amendoa, nozes, camarão, queijo minas, iogurte, amendoim.

Manganês: Envolvido na formação óssea e no metabolismo da amioácidos, colesterol e carboidratos, atua na sintese da enzima antioxidante Superóxido Dismutase.
Fontes: Aveia, nozes, soja, amêndoa, amendoim, abacaxi, espinafre.

Selênio: Possui atividade antioxidante, proteção contra ações nocivas de metais pesados e xenobióticos (compostos químicos formados por moléculas tóxicas prejudiciais ao homem e a natureza ), prevenção de doenças crônicas-não transmissíveis, elevação do sistema imunológico, inibição de células tumorais.
Fontes: Semente de girasol torrada, farelo de trigo, ostras, castanha-do-Brasil, farinha de trigo integral, avelã

Em uma dieta variada, equilibrada e saudável se consegue a quantidade suficiente de minerais para suprir as necessidades diárias do organismo.

Escrito por: Vanuza Freitas - Nutricionista







Nenhum comentário:

Postar um comentário