sexta-feira, 16 de julho de 2010

Selênio




Evidências científicas sugerem que a deficiência moderada de selênio está associada com o aumento do risco de doenças crônicas, câncer, doenças infecciosas, infertilidade, diminuição da função imune e da tireóide

O selênio é um elemento-traço essencial para a saúde humana. Dentre suas principais funções destacam-se: ação antioxidante, proteção contra ação nociva de metais pesados e xenobióticos, prevenção de doenças crônicas não-transmissíveis, elevação da resistência no sistema imunológico e sua ação como catalisador na produção de hormônio tireoidiano ativo (triiodotironina - T3).

Este mineral está entre os micronutrientes mais potentes como agente antioxidante no cenário clínico. Pacientes gravemente doentes que apresentam baixos níveis séricos de selênio apresentam prognóstico negativo, pois relaciona-se com o aumento do estresse oxidativo e predisposição à falência de órgãos.

A recomendação da ingestão diária de selênio é de 55 µg para adultos saudáveis a partir de 19 anos de idade. Uma de suas principais fontes alimentares é a castanha-do-Pará.


Bibliografia (s)

Gonzaga IB, Martens A, Cozzolino SMF. Selênio. In: Cozzolino SMF. Biodisponibilidade de Nutrientes. 2.ed. São Paulo: Manole, 2007. p. 575-613.

Sakr Y, Reinhart K, Bloos F, Marx G, Russwurm S, Bauer M, et al. Time course and relationship between plasma selenium concentrations, systemic inflammatory response, sepsis, and multiorgan failure. Br J Anaesth. 2007 Jun;98(6):775-84.

2 comentários:

  1. Poderia informar-me sobre a Concentração de selênio na CASTANHA DO PARÁ.
    Obrigado pela atenção.
    Muita Saúde

    ResponderExcluir
  2. Olá Zé Manel!
    A concentração de selênio da Castanha do Pará (Brasíl) vai depender de qual região ela foi plantada, alguns estudos realizados apontam que varia entre 0,003 a 55 mcg.
    A ingestão de 4 a 5 castanhas por dia é o suficiente para suprir as necessidades de selênio. A recomendação diária para este mineral é de 55 mcg, não devendo ultrapassar 400 mcg que é o limite superior tolerável de ingestão.
    Espero ter ajudado.

    Muita saúde

    Vanuza

    ResponderExcluir